RICARDO novack

“É muito gratificante ver os nossos clientes prosperarem e alcançarem a liberdade financeira

Sempre com o sorriso largo no rosto, muito simpático, comunicativo e intenso, Ricardo Novack nos recebeu na tarde de uma sexta-feira e foi extremamente atencioso. Durante o bate-papo, recordou de muitos momentos de sua trajetória e da carreira no Grupo ICOM desde quando era bem jovem. Muito responsável, fala que a essência de tudo que faz é baseada em gerar resultado para o cliente e é isso que o move. Aprendeu isso desde cedo com os pais. Sente-se privilegiado por ter tido a oportunidade de seguir o que acredita, contando sempre com o apoio e otimismo dos pais. Esse aprendizado, que carrega desde a infância, ele leva para a vida e compartilha com as pessoas em seus cursos e palestras.

Por: Majô Gonçalves 

Foto: Rafael Marton

Figura notória na área da odontologia, com mais de 324 mil seguidores no Instagram, Ricardo alavanca os negócios da ICOM, e atualmente está diversificando o público para além do segmento dos dentistas, atingindo um universo muito maior de profissionais no Brasil e outros países.

Ricardo Novack, hoje referência mastermind não só na odontologia, mas também entre os grandes experts da área de mentoria no Brasil, como Érico Rocha, Caio Carneiro, Flávio Augusto e Joel Jota, sendo convidado para participar de eventos desses grandes gurus, conta que a sua trajetória começou ainda quando era bem jovem na ICOM, que ficava na garagem dos avós e, com 14 anos, começou a dobrar as cartas produzidas para os clientes, um serviço da ICOM que perdurou até bem pouco tempo. Ele se lembra com carinho da primeira venda desse serviço de cartas para os clientes em datas de aniversário e Natal, uma estratégia de marketing de relacionamento que deu muito certo. “Foi para a Dra. Bianca e Dr. Marcelo. Fiquei muito feliz!” Desde pequeno, Ricardo acompanhava o pai nas visitas aos clientes e começou a anotar no computador o que estava sendo abordado para fazer a pauta da reunião. Foi vendo o pai na parte comercial da empresa que Ricardo seguiu desde cedo os mesmos passos e logo começou a fazer os atendimentos sozinho. Ele revela que houve um momento que pensou em não seguir trabalhando na empresa dos pais, até porque as coisas ainda eram bem difíceis.

Ricardo Novack no escritório

Ricardo Novack no escritório

Confira Ricardo Novack em Podcast com Joel Jota

Na época da faculdade, por exemplo, vivenciou a dificuldade dos pais para pagar o curso e foi com venda de dois planos de marketing que conseguiram o valor necessário para pagar as mensalidades. Ricardo presenciou esses momentos de escassez financeira da família e lembra que a situação nunca abateu os seus pais. A família sempre pensou positivo e que tudo daria certo, e foi com esse conceito que ele foi criado. Também fala que o grande diferencial da ICOM é que, assim como os dentistas tinham as dificuldades financeiras, eles também sofriam com o mesmo problema na empresa e que a maior preocupação era poder gerar resultado para os clientes. Foi querendo transformar a vida profissional das pessoas que o trouxe onde está hoje, uma referência imbatível em gestão e marketing para a odontologia.

A trajetória foi de muito trabalho, sempre com foco no cliente. Ricardo só mandou currículo uma vez para se inscrever no Jovem Aprendiz, programa de televisão que destacava talentos. Passou em várias etapas da seleção, mas no final acabou não ficando no time, o que hoje ele define como sorte porque ele não teria construído a jornada de sucesso no Grupo ICOM, a qual ele tem muita satisfação. “É muito gratificante ver os nossos clientes prosperarem e alcançarem a liberdade financeira. Ontem mesmo estive na inauguração da clínica Arte Dental de Marcelo Santana e Patrícia Maia, no Jardim Anália Franco, um bairro que chamava a minha atenção quando eu era criança e ia com o meu pai entregar a revista Sorriso e Saúde por volta de 2000. Achava aquele lugar lindo e agora ir lá ver a nova clínica dos nossos clientes é muito incrível, eu nunca poderia imaginar isso naquela época”, revela.

Em 2014, foi criada a Doctor’s Academy, marca que hoje nomeia o projeto do parceiro de negócios Dr. Luis Paulo, referência em gestão e marketing na área médica. Idealizada por Roberto Bueno, a escola nasceu com o objetivo de ser a primeira voltada a ensinar dentistas sobre gestão de clínicas e marketing odontológico, visto que esses profissionais, nas faculdades, aprendem apenas as técnicas de sua função.

Inicialmente, os cursos eram ministrados presencialmente em um pequeno auditório para cerca de 60 pessoas, na sede do Grupo ICOM, no Jd. São Paulo. No entanto, ao observar a demanda de clientes espalhados por todo o Brasil, que desejavam participar, mas enfrentavam dificuldades devido à distância, foi tomada a decisão de encarar um grande desafio: oferecer o curso no formato online.

“Nunca conseguíamos lotar o auditório de 60 lugares, pois era difícil para quem vinha de fora de São Paulo. O formato online facilitaria muito o acesso para dentistas de todo o Brasil.”

Virada para o digital

Transformar o conteúdo em formato digital, em 2016, foi uma nova etapa na vida de Ricardo. Até aquele momento era o seu pai que conduzia a maior parte dos cursos e Ricardo participava também, mas quando decidiram fazer a mudança para online, Ricardo liderou o projeto, uma decisão dos dois. “O meu pai falou que eu era mais novo e mais bonito que ele pra ficar na frente das câmeras.” À essa altura estavam surgindo os primeiros cursos online e Ricardo tinha conta no Instagram e postava coisas da odontologia, sempre atrelando a imagem do cachorro golden chamado Bollota para despertar a atenção do público e ganhar seguidores. Ele conta que uma das coisas que as pessoas mais gostavam de ver nas redes eram cachorros, então, o Bollota aparecia nas postagens em várias situações.

Mas para transformar o curso presencial em online, precisava se preparar e começou a pesquisar. Foi quando descobriu a “Fórmula de Lançamento”, o concorrido e famoso projeto de Érico Rocha. Ricardo começou a replicar tudo o que aprendeu para transformar o curso presencial em online e ter êxito no plano de divulgação e vendas.

Ricardo ficava dias gravando sozinho com um celular. Nessa época namorava a Jojô, sua esposa, que foi muito compreensiva por ele ter de se dedicar ao trabalho, inclusive nos finais de semana. 

Quando seria realizada a sexta turma do curso, já no formato online, resolveram mudar o nome para SucessOdonto, por sugestão de Vanessa Novack. Nessa primeira fase, já conseguiram vender 90 cursos online, número bem superior ao formato presencial.

O primeiro evento presencial em larga escala, em 2016, reuniu 600 pessoas, depois só cresceu e hoje conta com mais de 5 mil participantes. O formato online permitiu o alcance dos profissionais de todo o Brasil e foi a grande virada para o crescimento consistente e progressivo, que depois deu origem às empresas Infinity, Select, Select Club e as mais recentes Seven e The One, entre outras que fazem parte do ecossistema do Grupo ICOM.

Ricardo que nunca pensou em ficar famoso, não tem nada de influencer. As redes sociais foram o meio que encontrou para chegar nas pessoas de forma direta e ter um alcance bem maior para poder levar o seu trabalho e a essência de tudo, que é gerar resultado para os clientes, essa é a sua inspiração. Além disso, o trabalho que desenvolve tem todo o acompanhamento da jornada e gera relacionamento com cliente. É um formato bem original que dá toda a assistência para os participantes.

Confira Ricardo Novack em Podcast com Joel J

Ricardo Novack e Roberto Bueno

Ricardo Novack e Roberto Bueno

Entre em contato com o SucessOdonto: