FAMÍLIA NOVACK BUENO
Uma história de sucesso entre duas gerações: como o Grupo ICOM se transformou em uma empresa líder de marketing e gestão para a Odontologia
Por: Majô Gonçalves | Lobinho
Foto: Rafael Marton
Deixar um legado sempre foi o que inspirou Roberto Bueno, fundador do Grupo ICOM, junto com a esposa Valéria Novack. Lado a lado, os dois sempre seguiram em frente diante das dificuldades. Roberto entrou para a área de marketing da Odontologia há 34 anos, criando soluções que pareciam simples, como cadastro de pacientes pelo computador e cartas para gerar relacionamento com a carteira de clientes dos dentistas, ações que garantiam a fidelização dos pacientes nas clínicas e consultórios. Roberto, com o apoio da Valéria, sempre quis inovar na área de marketing e gestão para prestar um serviço personalizado, algo que se tornou a marca da empresa até hoje: o cuidado com o cliente para que as ações dessem o resultado esperado. Foi essa vontade de ajudar e querer mudar a vida dos clientes que transformou a ICOM em uma empresa referência para a Odontologia.
Roberto faz questão de lembrar de como tudo começou ainda na garagem da casa dos pais e como foi toda a trajetória de evolução dos negócios. Ele começou na década de 90, quando a Odontologia teve um crescimento consistente, com a abertura de várias faculdades pelo Brasil, que culminou no grande volume de formação de profissionais da área.
Roberto procurava ouvir as necessidades dos clientes e apresentar soluções que dessem resultados na parte financeira. “Esse é o legado que deixamos, mostrar que é possível sair daquela condição em que o profissional trabalha com pouco resultado, faturando entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Aplicando os conceitos aprendidos em nossos cursos, passam a ter liberdade financeira e uma vida confortável, chegando a ganhos mensais de R$ 300 mil ou mais, dependendo dos objetivos de cada um. Essa é a nossa maior satisfação: ver os nossos clientes progredirem e conquistarem os seus sonhos”, revela.
Roberto incutiu esse legado de cuidar dos clientes em seus filhos, Ricardo Novack Bueno, Vanessa Novack Bueno e Jéssica Novack Bueno, que são sócios e estão à frente de empresas do grupo, que se tornou um ecossistema formado por pilares da educação, gestão, marketing e relacionamento. Eles cresceram vendo os pais trabalharem e terem ideias, sempre participaram desde pequenos e começaram a executar atividades na empresa da família desde cedo. A sucessão foi um processo natural e contínuo porque Roberto e Valéria gostavam de dividir com os filhos tudo o que acontecia com a empresa. “Eles sempre se sentiram parte da empresa”, fala Roberto.
O casal Roberto e Valéria foi exemplo de inovação e otimismo para os filhos e nunca desistiram dos seus sonhos. As ideias surgiam e eles conseguiam ir implementado, o foco era realizar e não ficar parado diante dos desafios. Foram pioneiros com o lançamento da revista Sorriso & Saúde, que perdurou por vários anos, uma publicação destinada ao público final que continha matérias sobre os mais diferentes tratamentos odontológicos. Fez muito sucesso na época por se tornar um meio de divulgação eficaz para os dentistas, abordando especialidades e casos bem-sucedidos.
“Esse é o legado que deixamos, mostrar que é possível sair da condição em que o profissional trabalha com pouco resultado.”
► Roberto Bueno
A ICOM TV é outro exemplo, surgiu quando o Roberto ouviu a cunhada que morava nos Estados Unidos dizer que lá os consultórios odontológicos e médicos tinham uma TV com informações sobre saúde, tratamentos e sugestões do dentista. Roberto achou a ideia genial e lançou essa solução no Brasil, que se tornou um grande sucesso. Outra iniciativa que impulsionou os negócios do Grupo ICOM partiu da visão de Roberto quando foi conhecer uma escola da família de uma cliente dentista. Ele foi para fazer um trabalho de marketing e ficou impressionado quando viu o crescimento da empresa que começou em uma casa pequena e depois se tornou uma ampla área que ocupa um quarteirão inteiro. Ele chegou em casa na hora do almoço dizendo que teve a ideia de montar uma escola para dentistas. Todos acharam o máximo e logo saíram em busca de procurar um lugar ideal que comportasse um auditório para a realização do curso presencial. “Saí de um aluguel de R$ 1.500,00 para R$ 15.000,00 na época, uma mudança bem impactante, mas seguimos em frente porque sabíamos que daria certo”, acrescenta Roberto.
Ricardo comenta que o curso foi criado em cima de tudo que ele e o pai apresentavam aos clientes e assim lançaram, em 2014 a Doctor’s Academy, que logo depois se tornou online com o SucessOdonto. Seguindo os passos do pai, Ricardo também carrega o legado de oferecer serviços que dão resultado, tudo que é feito na ICOM tem esse objetivo. “Hoje, temos vários depoimentos de clientes sobre o crescimento financeiro, mas nem sempre foi assim. Tudo foi construído com muito trabalho, com foco no cliente. Entendemos as necessidades dos clientes muito bem porque sempre estivemos próximos deles, procurando levar soluções”, comenta.
Roberto se sente realizado de poder contar com a atuação de seu filho, filhas, nora e genros que estão à frente dos negócios do Grupo ICOM, construindo novos capítulos dessa história de sucesso.
Com uma carteira de mais de 5 mil clientes, o Grupo ICOM ainda tem muito para crescer na Odontologia. No Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, existem mais de 400 mil cirurgiões dentistas, um total de 402.552 para uma população de 203 milhões de cidadãos. Com isso, a média histórica é de 504 habitantes para cada dentista, um dos mercados mais concorridos do mundo, onde se destacar pode fazer toda a diferença. Por isso, ainda há muito para evoluir na visão de Ricardo.
Mas não é só na Odontologia que a ICOM está mirando. Ricardo antecipa que esse modelo bem-sucedido poderá ser aplicado em outros segmentos de negócios com a mesma filosofia de ajudar os empresários a alavancarem os resultados e obterem êxito financeiro.

Na fileira superior, Felipe Novack, Danilo Ventura, Victor Souza Sá e Ricardo Novack. Abaixo, Rebecca Mitsuuchi, Vanessa Novack, Roberto Bueno, Jéssica Novack e Marjorie Rodrigues em momento descontraído durante a sessão de fotos
- MAKING OF
Confira o vídeo dos bastidores do ensaio de fotos para a capa da Vértice
- MATÉRIA DE CAPA

Em pé, Jéssica Novack, Felipe Aguiar, Ricardo e Vanessa Novack. Sentado, Roberto Bueno

Na fileira superior, Felipe Novack, Danilo Ventura, Victor Souza Sá e Ricardo Novack. Abaixo, Rebecca Mitsuuchi, Vanessa Novack, Roberto Bueno, Jéssica Novack e Marjorie Rodrigues em momento descontraído durante a sessão de fotos



Casais empreendedores unindo forças com um objetivo em comum. Da esq. para dir.: Jojo e Ricardo Novack, Vanessa Novack e Danilo Ventura com a pequena Olívia, Victor Souza Sá e Jéssica Novack
Sucessão ocorre de forma natural e garante crescimento sustentável
Na segunda geração, o Grupo ICOM, líder de mercado no segmento de gestão e marketing para Odontologia, avança em várias frentes com novos produtos. Ricardo Novack Bueno é o filho mais velho da família e hoje a sua imagem nas redes sociais é a marca da ICOM para impactar e engajar novos clientes. Mas não se sente envaidecido por ter mais de 324 mil seguidores. A sua satisfação é gerar resultado aos clientes, uma preocupação que carrega lá de trás quando muito jovem começou a vender as soluções e planos de marketing para as clínicas. Fez grandes amigos e fica feliz com o sucesso de seus clientes. Por estar tão envolvido com atendimento personalizado aos clientes, sabe bem quais são as dificuldades encontradas por eles, as quais também tem identificação porque a ICOM também passou por situações desafiadoras na parte financeira até se tornar do tamanho que é hoje. Entende como é complicado empreender, mas, na sua opinião, a receita de sucesso é não ter medo de ousar. “Quem mais ousar terá melhores resultados, pois, para crescer, é necessário arriscar”, acredita.
Outro ponto fundamental para evoluir nos negócios consiste em parcerias. “Ninguém faz nada sozinho. Temos muitos clientes que são casais e para que um evolua o outro precisa acompanhar, mesmo que cada um tenha um tempo diferente, os dois precisam ter os mesmos objetivos para que seja alcançado o sucesso financeiro e realização profissional e pessoal”, destaca. Ricardo viveu isso em família com o exemplo do pai e da mãe que sempre trabalharam e conquistaram tudo juntos. Hoje, ele tem ao seu lado a esposa Marjorie Rodrigues, conhecida como Jojô, e sabe como é importante crescer junto para a vida do casal. Uma filosofia de vida que leva para os clientes.
Ricardo fala também que nada mudou quando se tornou conhecido nas redes sociais e que faz o trabalho com muito carinho, mantém sempre o pé no chão, sabe muito bem o que o trouxe até aqui foi a essência do negócio da família: fazer com que os clientes consigam obter bons resultados. “É para isso que trabalhamos todos os dias”, afirma. Ele revela que o modelo de negócio da ICOM é diferente porque existe um acompanhamento constante com consultoria ao cliente em toda a jornada, com mentorias e depois há a a possibilidade de que o participante faça parte da rede de relacionamento criada para que sempre se sinta amparado.
“Quem mais ousar terá melhores resultados, pois, para crescer, é necessário arriscar.”
► Ricardo Novack
Jéssica Novack levou a arquitetura para os negócios da família
Esse espírito de união familiar que integra as pessoas, é marca do Grupo ICOM e da segunda geração. Assim como Vanessa, Jéssica, a filha caçula do casal fundador, já planeja que a terceira geração, por enquanto composta por Lorenzo, filho de Ricardo e Marjorie, e Olívia, filha de Vanessa e Danilo, possa assumir os negócios no futuro, assim como ela e seus irmãos estão fazendo atualmente. Para Jéssica, trabalho em família é muito agradável, cresceu vendo os pais juntos à frente da ICOM ainda quando começou na casa dos avós. Guarda na memória com carinho a lembrança de entregar as revistas com os irmãos e com os pais em uma Kangoo toda feliz com a aventura. A vida em família e a empresa sempre caminharam juntas. Ainda na adolescência, ela foi trabalhar na empresa fazendo cartinhas para os dentistas, antes da criação do Studio Sette, que inicialmente se chamou Studio Nommi. Mesmo com idas e vindas, Jéssica alçou voos solos quando estagiou durante a faculdade, mas foi na ICOM que ela pôde realizar o grande sonho de atuar como arquiteta. Hoje, o Studio Sette desenvolve vários projetos de arquitetura para clínicas odontológicas de todo o Brasil. (confira matéria na página 30)
Com esse contexto familiar de empreender, o Grupo ICOM se tornou essa grande potência e, hoje, é referência no setor de Odontologia e segue em expansão dos negócios para atender novos mercados. “Minha mãe sempre foi acolhedora com toda a equipe, dando suporte ao meu pai que cuidava da área estratégica, parceria que deu muito certo. Sempre houve muito equilíbrio e esse é o espírito do Grupo ICOM”, conta.
Vanessa se inspirou desde pequena na ICOM para escolher a profissão
Vanessa Novack é a segunda filha de Roberto Bueno e Valéria Novack, fundadores do Grupo ICOM. Desde criança convive na empresa e cresceu acompanhando e participando do trabalho dos pais. Foi ainda menina que já se interessou em aprender as atividades da empresa. Lembra que aos 13 anos quis mexer no Photoshop e o funcionário na época deu uma explicação sobre o programa, mas o que mais a marcou foi que ele disse e ela levou muito a sério. “Ele falou que se eu gostava desse trabalho quando crescesse era para eu fazer faculdade de publicidade”, conta. E foi a carreira que ela escolheu para seguir. O seu primeiro emprego foi como estagiária na empresa da família, onde hoje comanda a ICOM TV, um projeto de sucesso que ela ajudou a criar, do qual tem muito orgulho e carinho. Acostumada a ver os pais trabalharem felizes e satisfeitos leva esse exemplo para a sua vida. Com 34 anos, acaba de ser mãe de Olívia e trabalha junto com Danilo Ventura, o que para ela é natural por sempre ter visto os pais em harmonia com o que faziam.
Para sair de estagiária com 19 anos e passar a gerir uma equipe com 27 funcionários, Vanessa passou por vários desafios e se tornou uma gestora e sócia já passando pelo processo de sucessão do grupo junto com o seu irmão Ricardo Novack Bueno e a sua irmã Jéssica Novack Bueno. Já sonha com a ideia da sua filha, que acabou de nascer, seguir o mesmo caminho e trabalhar um dia com ela, dando continuidade na empresa, como vem acontecendo com a sua geração que faz da sucessão a solução e garantia de crescimento.


Vanessa Novack (no alto) e Jéssica Novack (acima)


Vanessa Novack (no alto) e Jéssica Novack (acima)
“Ninguém faz nada sozinho. Temos muitos clientes que são casais, e para que um evolua o outro precisa acompanhar, mesmo que cada um tenha um tempo diferente, os dois precisam ter os mesmos objetivos para que seja alcançado o sucesso financeiro e realização profissional e pessoal.”
► Ricardo Novack


Felipe Aguiar Novack (no alto) e Fabiano Machado, CEO do Grupo ICOM (acima)
Felipe Novack: sobrinho prodígio que construiu a carreira no Grupo ICOM
Entre o clã que faz parte dos sócios do Grupo ICOM, o queridíssimo Felipe Maximiliano Novack Aguiar, sobrinho de Valéria Novack e apelidado “Félipe” pelo tio Roberto Bueno, trabalha na empresa há 21 anos. Começou com 17 anos, dobrando cartas, como era de praxe no caso dos filhos. Nunca teve outro emprego e passou por diversas áreas da ICOM, que o levou a conhecer profundamente a empresa. Ele acompanhou toda a evolução de crescimento do grupo. Atualmente, participa da equipe comercial da ICOM Marketing e gosta de trabalhar na linha de frente e atender os clientes.
Para Felipe, que é muito lembrado pelo tio Roberto como um membro da família que ajudou a construir a história de sucesso do Grupo ICOM, a empresa faz parte da sua vida e possibilitou a conquista de todas as suas realizações como profissional, permitindo que evoluísse na parte financeira.
Governança corporativa e organização do ecossistema
Sentindo a necessidade de começar um novo ciclo para a reestruturação da parte organizacional do Grupo ICOM e criação do ecossistema, chega Fabiano Machado, profissional experiente com passagens em importantes companhias dos mais variados setores. Inicialmente, assumiu o cargo de CFO, mais voltado para a parte financeira, mas no mesmo ano já se tornou CEO em um momento de crescimento acelerado das empresas. “Estava em fase de pleno desenvolvimento, saímos de um pouco mais de 50 colaboradores para mais de 300 e aumentamos a carteira de clientes de 4 mil para mais de 5 mil empresas atendidas. Também ampliamos o espaço e mudamos para uma robusta estrutura para atender essa nova etapa do grupo”, conta Fabiano, que faz questão de enfatizar que o grupo trabalha ativamente há 34 anos em várias frentes para promover de diversas formas o desenvolvimento das clínicas odontológicas.
O CEO explica que a proposta das empresas que formam o grupo têm três eixos principais: educação, marketing e comunidade (relacionamento) com parcerias estratégicas com as principais empresas do segmento de Odontologia. “Transformamos o marketing em assessoria para oferecer ferramentas capazes de mudar a vida das pessoas para que possam atingir uma condição confortável financeiramente, além de bem-estar”.
Além de todos os serviços especializados, o CEO explica que o Grupo ICOM tem mais um grande diferencial, porque tudo que lançam no mercado é testado em suas clínicas odontológicas, que também fazem parte do ecossistema em todo o país, antes de ser oferecido ao mercado. “Dessa forma, são realizados todos os ajustes necessários para entregarmos ao cliente um serviço de excelência”, salienta. Fabiano revela que esse modelo de gestão e marketing oferecido pelo Grupo ICOM é único e que pode ser levado para outros mercados, como clínicas de estética, médicas, petshops, escritórios de contabilidade e advocacia, entre outros. Mas somente no universo da Odontologia, o CEO disse que há muito para crescer também, dentro e fora do Brasil. Considerando apenas o mercado nacional, hoje existem mais de 400 mil dentistas e mais de 80 mil clínicas, ainda há muito para expandir. Fabiano lembra que o mercado odontológico brasileiro é o segundo maior do mundo, inclusive em tecnologia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, por isso existe facilidade em exportar os serviços inovadores para outras regiões como a América Latina.