VANESSA NOVACK | DANILO VENTURA
A ICOM TV é pioneira no mercado de canal de TV com conteúdo exclusivo e personalizado para a área da saúde
Vanessa, Danilo e pequena Olívia, que é uma bebê muito linda, sorridente e tranquila, receberam a nossa equipe com muita tranquilidade. Na sala vip, havia frutas, água e refrigerantes em um dia de muito calor em São Paulo. Sempre sorrindo, Vanessa relembrou de muita história e falou sobre a sua paixão pela ICOM TV, que também considera como um filho. Danilo também foi bem simpático e ficou com a bebê no colo o tempo todo. Olívia é um show à parte, uma bebê tranquila e muito alegre. Foi um bate-papo descontraído e agradável.
Por: Majô Gonçalves | Lobinho
Foto: Rafael Marton
Quem vê a “Van” caminhando pelas dependências do Grupo ICOM, com seu jeito descontraído que nos faz rir e esbanjando sua jovialidade natural, talvez não imagine que, por trás dessa garota divertida, há uma mulher visionária, mãe dedicada e empreendedora de sucesso, com uma criatividade única. Ela, inclusive, é a responsável pela criação dos nomes de empresas do Grupo ICOM, como a “Doctor’s Academy” e a “SucessOdonto” .
Vanessa Novack Bueno, sócia do Grupo ICOM e gestora da ICOM TV, está à frente desse projeto de canal personalizado para clínicas e consultórios desde o início. Ela conta que a ideia surgiu quando seu pai, Roberto Bueno, fundador do Grupo ICOM e atual membro do Conselho, soube que essa proposta existia nos Estados Unidos.
Vanessa lembra bem dessa história, pois havia começado na empresa justamente quando foi dada a ela a missão de tocar o projeto. Ainda estudante de publicidade, mergulhou no desafio de colocá-lo em prática. Ela diz que, no começo, eram apenas três pessoas na equipe: seu pai cuidava da parte comercial, outro profissional ficava responsável pela criação, e ela pelo atendimento e desenvolvimento de conteúdo. “Lembro até do primeiro cliente, que está até hoje na nossa carteira, assim como centenas de outros que viram a importância de ter um canal exclusivo na recepção para agregar valor ao negócio. E os números não param de crescer”.
Como nasceu a ICOM TV
A ICOM TV, empresa do Grupo ICOM, pioneira no mercado de canal de TV com conteúdo exclusivo e personalizado para a área da saúde, voltado para atender clínicas odontológicas, é um meio eficaz para apresentar especialidades disponíveis, assim como resultados de tratamentos, além de campanhas promocionais, entretenimento e músicas de acordo com a preferência dos clientes. Tudo é pensado para criar um ambiente de bem-estar na recepção, pois, quando se trata de ir ao dentista, para muitas pessoas, é uma situação que gera um certo desconforto e ansiedade.
Vanessa conta que, aos poucos, os dentistas começaram a enxergar no canal exclusivo e personalizado uma ferramenta de marketing eficiente para suas clínicas. “No começo, havia uma certa resistência em tirar a TV convencional da recepção, onde a programação é totalmente aleatória, mas, com o tempo, os dentistas perceberam que poderiam usar a ICOM TV como instrumento de divulgação de seus serviços e procedimentos disponíveis em seus consultórios. Nunca esqueço de um cliente que falou sobre uma paciente que estava se tratando e cuja mãe precisava fazer implante. Foi vendo na programação da TV na clínica que ela descobriu que era possível fazer o implante ali. Parece simples, mas, muitas vezes, na correria com agenda cheia, o profissional não tem oportunidade de falar sobre toda a gama de especialidades que oferece”, afirma.
Crescimento em larga escala
A partir de 2015, com o advento das redes sociais, que trouxeram uma nova perspectiva sobre a forma como as pessoas consomem conteúdo, bem como uma nova maneira de comunicação e exposição mais pessoal, além dos lançamentos de cursos online do Grupo, a ICOM TV cresceu exponencialmente.
Evoluindo com os conteúdos e oferecendo todo o suporte com e-books, além da mudança de percepção dos dentistas sobre a importância de fazer divulgação do seu trabalho, a ICOM TV tem atualmente mais de 1.500 pontos, com presença em todos os estados brasileiros e também em outros países, como Portugal, Estados Unidos e Angola.
“Uma ideia inovadora para a época, de criar um canal exclusivo para clínicas odontológicas, se tornou uma poderosa ferramenta de marketing para mais de 1,5 mil clientes no Brasil, Estados Unidos, Europa e África e deve expandir ainda mais com novos produtos e uso de IA.”
Foi assim, com resultados concretos, que a ICOM TV cresceu muito por intermédio de indicações. Vanessa diz que só começou a fazer divulgação em 2017 e que a maioria da carteira de assinantes foi formada pelo famoso “boca a boca” — e é assim até hoje, justamente por oferecer um serviço exclusivo e personalizado. Além de todo o material disponível na plataforma da ICOM TV, que é atualizado o tempo todo e o assinante pode acessar para baixar as novidades, é possível fazer campanhas específicas e gravar vídeos com dicas, campanhas promocionais e apresentação de tratamentos com antes e depois. Uma curadoria faz a edição dos vídeos enviados e disponibiliza no canal do cliente, tudo via plataforma.
Com o uso da Inteligência Artificial, será possível avançar ainda mais na parte de produção de vídeos. “O cliente poderá gravar apenas uma vez para gerar uma série de vídeos, onde será possível escolher voz e até idioma. Esse recurso já está sendo testado para ser usado em larga escala”, revela Danilo Ventura, marido de Vanessa, que trabalha na ICOM TV e é responsável pela parte de TI. ▲