- MAS E AÍ?
Eu, robô?

A Inteligência Artificial (IA) vai substituir o trabalho das CRCs?
Por: Majô Gonçalves | Lobinho
Fotos: AI Generated, Rafael Marton
Assista abaixo ao vídeo com uma simulação do funcionamento da IA. Clique aqui para fazer um teste no Whatsapp.
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Atecnologia avança rapidamente, trazendo inúmeras possibilidades para diversas áreas. O tema em destaque atualmente é o crescimento da Inteligência Artificial e suas implicações no mercado de trabalho. Muitos questionam se a tecnologia substituirá o ser humano, mas ainda não há uma resposta definitiva, pois tudo é muito recente. No entanto, o que já se pode afirmar é que profissionais com atitudes robóticas, que não buscam atualização ou não se dedicam à sua função, correm o risco de se tornarem “obsoletos” e facilmente substituíveis.
Quando o assunto é relacionamento com o cliente, a ICOM Marketing inova mais uma vez, lançando uma ferramenta inédita de IA no WhatsApp. Essa solução agiliza o agendamento de novos clientes captados pelas campanhas nas redes sociais, garantindo rapidez e um atendimento de qualidade. Os testes realizados já mostraram resultados consistentes e representa uma revolução para as clínicas odontológicas de todos os portes.
Há mais de 30 anos, apresentando soluções que visam potencializar a visibilidade e conquista de novos clientes para clínicas odontológicas, a ICOM Marketing, desta vez, desenvolve mais um serviço, agora, com recurso de IA – Inteligência Artificial, voltado ao atendimento via WhatsApp para agendamento de consultas de pessoas que foram impactadas pelas campanhas nas redes sociais, desejaram conhecer mais o serviço e clicaram no link. “A partir desse momento entra em ação o nosso programa inédito para iniciar o contato e transformar o lead em um cliente da clínica”, explica Fábio Avelar, sócio da ICOM Marketing que conta, hoje, com 100 colaboradores.
Assim como todas as soluções que apresentam ao mercado, antes de ser lançado, o atendimento de IA também foi testado na rede de clínicas Infinity que faz parte do Grupo ICOM. “Avaliamos a performance para podermos ter segurança dos resultados alcançados com a ferramenta. Tudo é analisado previamente, pois é preciso também saber se aquele prospect capturado pelas redes sociais tem potencial para se tornar um cliente real, então temos todo o histórico da performance do produto e fazemos os ajustes necessários para entregar o melhor resultado possível aos nossos clientes”, conta Fábio.
A IA de atendimento, desenvolvida pela ICOM Marketing, segundo Fábio, é única, não possui botões que logo a pessoa que está do outro lado percebe que está falando com um robô. “A nossa IA, que demandou investimento em software e profissionais especializados em programação, é diferente dos modelos disponíveis no mercado. O nosso serviço foi pensado para que seja fluido e que não tenha aquelas informações padronizadas, solicitando opções e acabam cansando a pessoa que está interagindo.” Ele conta que a IA faz agendamento de novos pacientes, reagenda, se necessário, e tem uma cadência de mensagem. “Nos nossos testes do projeto piloto, verificamos que milhares de pessoas alcançadas não perceberam que estavam falando com um robô e é esse o intuito da ferramenta, ser o mais natural possível”, conta Fábio.
Segundo o empresário, todo o trabalho realizado na fase de testes serve de estudo e análise dos resultados atingidos, tudo é mapeado e monitorado. Para personalizar a ferramenta, os dados da clínica são coletados e gerados um QR Code para o sistema começar a rodar.
Fábio comenta que IA está avançando vertiginosamente e mais novidades de serviços devem chegar em 2025. Com esta solução, as CRCs, termo usado para denominar as Consultoras de Relacionamentos com Cliente, que passam pela formação para terem esta função com treinamento CRC PRÓ para fazerem o serviço de atendimento nas clínicas, terão mais tempo para se dedicarem para o que realmente é mais importante e urgente, como demandas de pacientes específicas, enquanto o serviço de atendimento via IA pelo WhatsApp faz toda a parte de agendamento de novos clientes. “É possível dar um tratamento mais diferenciado aos pacientes, além de monitorar o aplicativo IA”, explica Fábio.
“Todo profissional com atitude robótica, que não se atualiza, vai ficar ‘obsoleto’.”

Fábio Avelar e Luiza Rossini em treinamento no Grupo ICOM
IA de atendimento vem auxiliar
A tecnologia vem para auxiliar as atividades em qualquer área e não é diferente nas clínicas odontológicas. Com a ferramenta para agendamento de novos clientes que chegam por meio de campanhas nas redes sociais, a CRC (Consultora de Relacionamento ao Cliente) terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas que demandam atenção específica, assim como poderá acompanhar todo o processo do agendamento realizado pelo WhatsApp com a IA e complementar o atendimento, quando necessário. “É fundamental se atualizar com essas novas ferramentas, isso vai acontecer em todas as profissões”, explica Luiza Rossini, Diretora do Marketing PRÓ, treinamento voltado à formação de CRC, uma das soluções da ICOM Marketing que tem à frente na direção Fábio Avelar.
Luiza completa dizendo que a IA será uma importante aliada das CRCs, uma ferramenta útil, mas as profissionais precisam entender como usá-la para garantir bons resultados e otimizar tarefas, como o agendamento de leads. Com essa nova funcionalidade de IA para agendamento, o curso CRC PRÓ será atualizado e passará por mudanças justamente para abordar esse tema.
Capacitação para profissionais
A jornada de gestão das clínicas odontológicas que a ICOM Marketing oferece envolve todas as áreas, e um ponto crucial para alavancar os resultados passa pelas profissionais que fazem o atendimento e negociam os planos e condições de tratamentos. A empresa conta com uma robusta estrutura para realizar treinamentos presenciais, que comporta aulas práticas com 40 cabines para acompanhar a abordagem das profissionais durante o atendimento e converter pessoas interessadas que vieram de anúncios nas redes sociais, em novos clientes. O treinamento Marketing PRÓ, realizado pela ICOM Marketing, garante uma formação completa das CRCs, que vai desde técnicas para atendimento assertivo até a área comercial, envolvendo conhecimento sobre todos os tratamentos disponíveis na clínica e negociação de formas de pagamento. Todo esse processo, que leva um ano, é acompanhado de perto por Luiza Rossini.
De vendedora à empresária
Experiente na área de vendas, com formação em marketing voltada para a área comercial, Luiza começou em 2019, atuando como vendedora da clínica Avelar Odontologia, de Fábio Avelar. Em pouco tempo, foi convidada para elaborar o curso de CRC PRÓ, utilizando toda a sua bagagem de conhecimento em vendas. Se tornou sócia do Marketing PRÓ e de três clínicas odontológicas Infinity, o que mudou a sua condição de vida e da sua família, além de ter o prazer de ajudar na formação de uma nova profissão que é a CRC, motivo de uma imensa realização que mudou a sua carreira. “É gratificante fazer parte e poder contribuir para que outras pessoas possam evoluir a partir do que apresentamos. Hoje, sou empresária e deixo esse legado que começou com Carlos Rodrigues que idealizou a função de CRC e agradeço a confiança do Ricardo Novack e do Fábio Avelar que acreditaram no meu trabalho e me deram essa oportunidade”, revela. ▲
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