Fique por dentro

Uso de inteligência artificial cresce 167% na saúde

ICOM Marketing apresentou os avanços da IA que estão revolucionando a gestão de clínicas odontológicas no primeiro evento presencial sobre marketing digital

Por: ANDRÉ BARBOSA

FOTOS: Raphael silveira,
RAFAEL MARTON, ARQUIVO PESSOAL

O avanço das tecnologias digitais, impulsionado pela Inteligência Artificial (IA), está transformando a forma como clínicas odontológicas atraem pacientes, gerenciam os seus processos e aumentam o seu faturamento. De acordo com dados da consultoria McKinsey, o uso de IA na saúde cresceu 167% nos últimos cinco anos, com destaque para sistemas de apoio à decisão clínica, automação de processos administrativos e otimização do relacionamento com pacientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), mais de 60% das clínicas pretendem aumentar seus investimentos em tecnologia e marketing digital até o final de 2025. A tendência acompanha um comportamento do consumidor cada vez mais exigente, que busca experiências personalizadas, ágeis e transparentes em serviços de saúde.

A ICOM Marketing, referência em estratégias de marketing e tecnologia para o mercado odontológico, promoveu, nos dias 07 e 08 de agosto, realizado no Hotel Pullman, em Guarulhos (SP), o seu primeiro evento presencial de grande porte, em São Paulo que reuniu profissionais de todo o Brasil em dois dias de imersão em conteúdo estratégico, networking e inovação voltada para a realidade das clínicas odontológicas.

Com o tema “A força do marketing e da inteligência artificial para sua clínica faturar mais”, o encontro contou com dentistas de todo o Brasil em dois dias intensos de conteúdo, inovação e networking. O evento foi voltado exclusivamente para dentistas que desejam aplicar inovação tecnológica e marketing estratégico em seus negócios. A programação incluiu palestras e pnéis com especialistas em tecnologia, posicionamento digital, vendas e gestão na odontologia.

Entre os temas centrais do encontro, foi realizada uma demonstração de aplicação prática da Inteligência Artificial na rotina clínica e na análise de dados comerciais. “O avanço das ferramentas digitais permite um controle mais preciso da jornada do paciente, promovendo uma gestão mais eficiente e decisões baseadas em dados concretos”, afirmou Fábio Avelar, especialista em marketing e tecnologia para o setor odontológico que apresentou  uma visão estratégica de marketing e inovação nas clínicas.

Um dos destaques do evento foi a apresentação de soluções baseadas em IA que já estão sendo utilizadas por clínicas em todo o Brasil. Entre elas, aplicativos de gestão comercial que integram agendamento, controle de leads e relatórios em tempo real. Segundo estudo da Accenture, 41% dos profissionais da saúde afirmam que o uso de inteligência artificial contribui diretamente para o aumento de produtividade nas clínicas.

Além disso, a programação contou com especialistas de renome, como Willian Celso, (@williancelso), especialista em posicionamento digital e um dos nomes mais respeitados do setor. Ele fez uma abordagem prática sobre como se destacar nas redes sociais com estratégia, autenticidade e resultado. Se posicionar da maneira certa nas redes sociais é uma das grandes alavancas de crescimento para clínicas odontológicas. Mas não basta aparecer, é preciso fazer isso com estratégia, intencionalidade e verdade e é exatamente esse o tema que Willian vai aprofundar no evento, mostrando caminhos práticos para que o dentista conquiste autoridade, engajamento e, principalmente, resultados reais, abordando como o posicionamento profissional nas redes sociais influencia diretamente a geração de autoridade e o fechamento de novos tratamentos. “Hoje, o paciente escolhe o seu dentista também pelas redes sociais. A forma como ele percebe valor no conteúdo e na presença online da clínica influencia sua decisão de agendamento”, destacou Celso.

Ricardo Novack, especialista e maior autoridade em gestão para a odontologia, que abordou modelos de administração voltados para performance sustentável. Também participaram Luiza Rossini, com foco em vendas aplicadas à odontologia, e André Barbosa, que falou sobre a importância da cultura organizacional nos resultados de marketing e atendimento.

Mais do que um evento, este foi um marco na história da agência, que, após anos focada em gerar resultados através de campanhas de marketing digital, tem investido fortemente em tecnologia nos últimos anos. “Percebemos como os dados e as ferramentas digitais podem potencializar a performance das clínicas, permitindo uma mensuração real dos resultados”, explicou Fábio Avelar, sócio-diretor da ICOM Marketing.

Um dos principais símbolos dessa transformação tecnológica é o APP CRC, software exclusivo da ICOM Marketing que já está revolucionando a rotina de centenas de clínicas odontológicas em todo o Brasil. A ferramenta oferece relatórios inteligentes e precisos, trazendo mais clareza sobre a jornada do lead e facilitando o acompanhamento dos gestores em relação ao desempenho da equipe.

O evento possibilitou uma imersão nas ferramentas de IA e estratégias de marketing que estão moldando o futuro da odontologia. Foi uma oportunidade única para que as pessoas conhecessem as novidades tecnológicas que estão na vanguarda do marketing e da tecnologia, aplicando as metodologias na odontologia. “Nosso objetivo é mostrar o que há de mais moderno e aplicável para que o dentista consiga, de fato, melhorar a sua rotina e faturar mais com inteligência”, reforçou Avelar.

Fábio Avelar (no alto), Willian Celso (no meio) e Ricardo Novack (acima), marcaram presença no evento Presencial da ICOM Marketing em agosto

Fábio Avelar (no alto), Willian Celso (no meio) e Ricardo Novack (acima), marcaram presença no evento Presencial da ICOM Marketing em agosto

Entre em contato: