Zari Figueiredo e Diego Santana, idealizadores do curso

NEGÓCIOS

Venda: o motor do sucesso das empresas de prestação de serviços

Toda a empresa depende de vendas, sem a venda não existe negócio

POR: MAJÔ GONÇALVES 

FOTOS: RAFAEL MARTON | ARQUIVO PESSOAL

A prestação de serviços representa cerca de 70% do PIB – Produto Interno Bruto, até abril deste ano, e é o setor principal responsável pelos registros formais, segundo levantamento do Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – que tem como base informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Em sua maioria, as empresas de serviços são micros e de pequeno porte e enfrentam vários desafios como precificação, variabilidade na receita, qualidade e satisfação dos clientes, diferenciação da concorrência, entre outros. A solução para todos os desafios é a venda constante do serviço combinado ao encantamento do cliente, mas a maioria dos empresários tem a dificuldade de entender que a empresa vive de vendas, principalmente porque o serviço é um bem intangível.

A equipe comercial é a espinha dorsal da empresa, quanto maior as vendas, o número de clientes aumenta, eleva o ticket médio e, por consequência, o negócio cresce. Hoje em dia, é impossível viver de indicação. Os profissionais que fazem entrega dependendo de técnica têm a crença limitante que não são vendedores, todos nós vendemos o tempo. A graduação e as especializações garantem ótimo conhecimento técnico, o diferencial é a venda, ser bom vendedor não é talento nato, a venda é uma habilidade que deve ser treinada e o meio para o conhecimento técnico ser reconhecido.

Para desenvolver os dentistas, ensinando metodologia de vendas para aplicação em suas clínicas odontológicas a ICOM disponibiliza o Sales Pro que tem como finalidade formar o time comercial, montar uma máquina de vendas e aumentar exponencialmente a performance e o faturamento da clínica.

Criado em março de 2023, já impactou mais de 1.600 dentistas. São formadas em torno de 10 a 14 turmas por ano com, no máximo, 120 pessoas. O curso é uma imersão em estratégia de vendas, realizado em São Paulo, tem duração de dois dias e conta com mentores, como Zari Figueredo e Diego Santana, ambos fazem mentoria na Select e Infinity. Posteriormente ao curso, os mentorados têm acompanhamento por um ano.

Como surgiu a ideia

Zari e Diego, que se conheceram na graduação em odontologia, se tornaram sócios e junto com Nize Figueiredo, que na área comercial, sempre tiveram facilidade com a parte comercial em suas clínicas. Com o tempo, foram investindo forte em cursos, imersões para capacitação de vendas e aplicando, de forma imediata, nas unidades.

Com toda a experiência acumulada, entenderam que poderiam elaborar um curso específico com somente os métodos testados e que deram certo em suas clínicas e assim contribuir com os mentorados desenvolvendo um curso de vendas nichado para área odontológica.

Os mentorados aprendem diversas habilidades, como vender a transformação e não o procedimento, trabalhar com agenda estratégica, criar autoridade, vender antes da avaliação, dominar as técnicas de neuromarketing e construir uma clínica lucrativa e leve. A metodologia comprovada por Diego e Zari, focada em vendas e procedimentos de alto valor, é fácil de aplicar e replicável, sendo a base para clínicas que chegam a faturar R$ 1 milhão por mês.

Zari Figueiredo e Diego Santana, idealizadores do curso

Evolução constante

O curso impactou tanto os mentorados, que atendendo a pedidos, foi criado o Sales Pro 2.0, para constatar a evolução dos alunos, dar suporte para melhoria contínua por meio da busca constante por conhecimento para alcançar melhor performance de faturamento em suas clínicas. O curso 2.0 tem a mesma estrutura que a 1.0, mas conta com palestrantes convidados.

A novidade é que o Sales Pro 3.0 já começou a ser desenhado para que os mentorados continuem sua jornada de sucesso, com metodologia de vendas comprovada e mantendo a equipe comercial focada.

Metodologia aplicada que gera resultados

O Sales Pro é o meio de transformação da empresa, fundamental para equipe comercial organizar os processos e ter uma estratégia, com a metodologia fácil de ser aplicada, melhora a valorização do trabalho e a comunicação com o cliente. No Sales Pro, o mentorado entende que vender é dominar um método, entender a jornada emocional do paciente e aprender a conduzir uma decisão com clareza e propósito. Depois do Sales Pro, o mentorado vende valor e entrega uma experiência que transforma a vida do paciente.

Grande evento chegando

Nos dias 1º e 2 de dezembro, acontecerá em São Paulo, no hotel Holiday Inn, um evento que marca um grande momento na história do Sales Pro: uma turma que vai bater a marca de 500 alunos! Clique aqui, saiba mais e inscreva‑se!

Ivonize Figueiredo, a querida Nize, formada em Administração de Empresas, responsável pelo setor Comercial da Sales Pro e colaboradora desta matéria

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