Venda: o motor do sucesso das empresas de prestação de serviços
Toda a empresa depende de vendas, sem a venda não existe negócio
POR: MAJÔ GONÇALVES
FOTOS: RAFAEL MARTON | ARQUIVO PESSOAL
A prestação de serviços representa cerca de 70% do PIB – Produto Interno Bruto, até abril deste ano, e é o setor principal responsável pelos registros formais, segundo levantamento do Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – que tem como base informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Em sua maioria, as empresas de serviços são micros e de pequeno porte e enfrentam vários desafios como precificação, variabilidade na receita, qualidade e satisfação dos clientes, diferenciação da concorrência, entre outros. A solução para todos os desafios é a venda constante do serviço combinado ao encantamento do cliente, mas a maioria dos empresários tem a dificuldade de entender que a empresa vive de vendas, principalmente porque o serviço é um bem intangível.
A equipe comercial é a espinha dorsal da empresa, quanto maior as vendas, o número de clientes aumenta, eleva o ticket médio e, por consequência, o negócio cresce. Hoje em dia, é impossível viver de indicação. Os profissionais que fazem entrega dependendo de técnica têm a crença limitante que não são vendedores, todos nós vendemos o tempo. A graduação e as especializações garantem ótimo conhecimento técnico, o diferencial é a venda, ser bom vendedor não é talento nato, a venda é uma habilidade que deve ser treinada e o meio para o conhecimento técnico ser reconhecido.
Para desenvolver os dentistas, ensinando metodologia de vendas para aplicação em suas clínicas odontológicas a ICOM disponibiliza o Sales Pro que tem como finalidade formar o time comercial, montar uma máquina de vendas e aumentar exponencialmente a performance e o faturamento da clínica.
Criado em março de 2023, já impactou mais de 1.600 dentistas. São formadas em torno de 10 a 14 turmas por ano com, no máximo, 120 pessoas. O curso é uma imersão em estratégia de vendas, realizado em São Paulo, tem duração de dois dias e conta com mentores, como Zari Figueredo e Diego Santana, ambos fazem mentoria na Select e Infinity. Posteriormente ao curso, os mentorados têm acompanhamento por um ano.
Zari e Diego, que se conheceram na graduação em odontologia, se tornaram sócios e junto com Nize Figueiredo, que na área comercial, sempre tiveram facilidade com a parte comercial em suas clínicas. Com o tempo, foram investindo forte em cursos, imersões para capacitação de vendas e aplicando, de forma imediata, nas unidades.
Com toda a experiência acumulada, entenderam que poderiam elaborar um curso específico com somente os métodos testados e que deram certo em suas clínicas e assim contribuir com os mentorados desenvolvendo um curso de vendas nichado para área odontológica.
Os mentorados aprendem diversas habilidades, como vender a transformação e não o procedimento, trabalhar com agenda estratégica, criar autoridade, vender antes da avaliação, dominar as técnicas de neuromarketing e construir uma clínica lucrativa e leve. A metodologia comprovada por Diego e Zari, focada em vendas e procedimentos de alto valor, é fácil de aplicar e replicável, sendo a base para clínicas que chegam a faturar R$ 1 milhão por mês.
O curso impactou tanto os mentorados, que atendendo a pedidos, foi criado o Sales Pro 2.0, para constatar a evolução dos alunos, dar suporte para melhoria contínua por meio da busca constante por conhecimento para alcançar melhor performance de faturamento em suas clínicas. O curso 2.0 tem a mesma estrutura que a 1.0, mas conta com palestrantes convidados.
A novidade é que o Sales Pro 3.0 já começou a ser desenhado para que os mentorados continuem sua jornada de sucesso, com metodologia de vendas comprovada e mantendo a equipe comercial focada.
O Sales Pro é o meio de transformação da empresa, fundamental para equipe comercial organizar os processos e ter uma estratégia, com a metodologia fácil de ser aplicada, melhora a valorização do trabalho e a comunicação com o cliente. No Sales Pro, o mentorado entende que vender é dominar um método, entender a jornada emocional do paciente e aprender a conduzir uma decisão com clareza e propósito. Depois do Sales Pro, o mentorado vende valor e entrega uma experiência que transforma a vida do paciente.
Nos dias 1º e 2 de dezembro, acontecerá em São Paulo, no hotel Holiday Inn, um evento que marca um grande momento na história do Sales Pro: uma turma que vai bater a marca de 500 alunos! Clique aqui, saiba mais e inscreva‑se! ▲
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |