Manual básico de etiqueta
para mensagens no WhatsApp
Promova uma comunicação diferenciada e elegante em sua clínica
Por: PRISCILA AVELAR
FOTO: Rafael MArton, IA
O WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para a comunicação do dia a dia, seja em conversas pessoais ou profissionais. No ambiente odontológico, ele vem sendo amplamente utilizado por dentistas, gestores, atendentes e pacientes, oferecendo contato rápido e eficiente, com envio de fotos, vídeos, áudios, arquivos, chamadas em vídeo, grupos e muito mais.
Embora tenha toda essa praticidade, é preciso ter cautela. O uso frequente e, muitas vezes automático, pode acabar gerando situações incômodas ou mal interpretação das mensagens, sobretudo quando falamos do contexto profissional, como o da equipe de uma clínica ou de parceiros e fornecedores da área da saúde.
Nas conversas com os pacientes também é muito importante ter uma dedicação especial, pois a demora ou informações confusas nas respostas podem gerar insatisfação e até mesmo a perda do cliente.
Outras situações também foram lembradas: foto inadequada no perfil (o que pode passar uma impressão errada, especialmente se você representa sua clínica), excesso de grupos e a perda de foco relacionado ao tema principal pelo qual o grupo foi criado, ansiedade por respostas rápidas, solicitações no fim de semana e em horários fora do período de trabalho.
Pensando nisso, seguem algumas boas práticas de Etiqueta e cuidados especiais para as comunicações no WhatsApp, com foco no cotidiano de clínicas odontológicas – seja entre colaboradores, fornecedores ou pacientes (veja quadro ao lado).
Adotar essas práticas fortalece a convivência profissional, evita ruídos de comunicação e contribui para a construção de uma imagem profissional de elegância e credibilidade – temas essenciais para quem trabalha com atendimento e confiança, como na odontologia..
Vamos aproveitar o que a comunicação online tem de melhor a oferecer. Ela transformou a maneira como interagimos e trabalhamos, conectando pessoas e ideias com agilidade e eficiência – inclusive dentro da clínica. ▲
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |