PERSONAL BRANDING

Manual básico de etiqueta
para mensagens no WhatsApp

Promova uma comunicação diferenciada e elegante em sua clínica

Por: PRISCILA AVELAR

FOTO: Rafael MArton, IA

WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para a comunicação do dia a dia, seja em conversas pessoais ou profissionais. No ambiente odontológico, ele vem sendo amplamente utilizado por dentistas, gestores, atendentes e pacientes, oferecendo contato rápido e eficiente, com envio de fotos, vídeos, áudios, arquivos, chamadas em vídeo, grupos e muito mais.

Embora tenha toda essa praticidade, é preciso ter cautela. O uso frequente e, muitas vezes automático, pode acabar gerando situações incômodas ou mal interpretação das mensagens, sobretudo quando falamos do contexto profissional, como o da equipe de uma clínica ou de parceiros e fornecedores da área da saúde.

Nas conversas com os pacientes também é muito importante ter uma dedicação especial, pois a demora ou informações confusas nas respostas podem gerar insatisfação e até mesmo a perda do cliente.

Em uma enquete realizada no LinkedIn sobre atitudes consideradas inadequadas em conversas profissionais via WhatsApp, os resultados chamaram atenção:
  • 45% indicaram chamada de vídeo sem aviso prévio como a mais incômoda;
  • 31% apontaram mensagens fora do horário comercial;
  • 12% se incomodam quando o colega “esquece” de responder;
  • 11% reclamaram de áudios e textos muito longos ou sem foco.

Outras situações também foram lembradas: foto inadequada no perfil (o que pode passar uma impressão errada, especialmente se você representa sua clínica), excesso de grupos e a perda de foco relacionado ao tema principal pelo qual o grupo foi criado, ansiedade por respostas rápidas, solicitações no fim de semana e em horários fora do período de trabalho.

Pensando nisso, seguem algumas boas práticas de Etiqueta e cuidados especiais para as comunicações no WhatsApp, com foco no cotidiano de clínicas odontológicas – seja entre colaboradores, fornecedores ou pacientes (veja quadro ao lado).

Práticas simples, resultados notáveis

Adotar essas práticas fortalece a convivência profissional, evita ruídos de comunicação e contribui para a construção de uma imagem profissional de elegância e credibilidade – temas essenciais para quem trabalha com atendimento e confiança, como na odontologia..

Vamos aproveitar o que a comunicação online tem de melhor a oferecer. Ela transformou a maneira como interagimos e trabalhamos, conectando pessoas e ideias com agilidade e eficiência – inclusive dentro da clínica.

Como se comunicar bem, sendo elegante  e sem ruídos:
  • Seja objetivo em mensagens de texto ou áudio. Se o assunto for mais complexo, opte por uma ligação direta;
  • Se for necessário escrever, seja claro. Use espaçamento entre frases, revise antes de enviar e evite repetições desnecessárias;
  • Evite longos áudios – tendo um cuidado maior em grupos com profissionais da clínica que lidam com múltiplas tarefas;
  • Respeite o tempo de resposta do outro. Cada profissional tem sua rotina, principalmente em clínicas com atendimento em tempo integral;
  • Evite conversas paralelas ou fora do tema nos grupos de trabalho;
  • Para adicionar alguém em um grupo (como fornecedores ou membros da equipe), peça autorização;
  • Avise previamente caso precise fazer uma chamada de vídeo, mesmo que seja com 10 minutinhos de antecedência;
  • Revise mensagens não respondidas ao final do dia. Não deixe demandas ou retornos importantes caírem no esquecimento;
  • Respeite o horário comercial e os finais de semana. Se lembrar de algo importante fora do expediente, anote para tratar no dia útil seguinte. Isso vale tanto para equipes quanto para pacientes.
  • Use emojis. Eles ajudam a suavizar e dar clareza à mensagem em um meio onde não temos expressões faciais ou entonação — mas, em excesso, podem parecer pouco profissionais.

Priscila Avelar, idealizadora da Prisence Consultoria de Imagem Pessoal e Profissional, atua há mais de 20 anos no ambiente corporativo no desenvolvimento de pessoas

Entre em contato: