Na figura acima, um exemplo de como organizar as informações e a estética do seu perfil profissional no Instagram

MUNDO DIGITAL

Instagram: uma vitrine
para alavancar o
seu negócio

Por: Marília Gabriela Costa, Coordenadora de Experiência do Cliente na ICOM Marketing

As redes sociais trazem novas possibilidades para os profissionais de qualquer área de negócios. Hoje, tudo começa com uma pesquisa digital, nem que seja para confirmar aquele contato que alguém passou ou simplesmente procurar informações sobre determinado serviço ou produto. O fato é que tudo acaba passando pelas redes sociais. Estão lá a todo o instante chamando atenção, trazendo novidades e não tem como não dar uma olhadinha.

Segundo estudo do Special Report Digital 2025, da We Are Social, o Brasil é o quinto país do mundo onde a população passa mais horas nas redes sociais por dia, ficando atrás apenas do Kênia, Chile, África do Sul e Filipinas. Além disso, quando o assunto é variedade de plataformas, o Brasil ocupa o 4º lugar no mundo, usando por mês quase 8 redes sociais ativamente por pessoa.

No caso de seguir influenciadores, o Brasil ocupa o segundo lugar. Cerca de 41,8% de quem usa redes sociais no país segue influencers. E quando se observa o consumo de notícias via redes sociais, esse número aumenta, chegando a 52,8%, deixando o Brasil em segundo no ranking mundial.

Esses dados comprovam a força das redes sociais. Em se tratando da parte profissional, é uma ferramenta poderosa para divulgação e prospecção de clientes. Não dá para ficar de fora, principalmente em segmentos voltados a serviços, como é o caso da odontologia.

Se você é dentista, gerente de clínica odontológica ou até mesmo CRC, já deve ter ouvido falar que o Instagram é uma vitrine para o seu trabalho. Mais do que um belo expositor, o Instagram é um canal de conexão direta com seus leads e, consequentemente, futuros pacientes. A questão é: o seu Instagram ou o da clínica está cumprindo esse papel, dentista?

Na era digital, estar presente não é suficiente — é necessário estar presente com estratégia e propósito. Ter um perfil bem elaborado é o primeiro passo para construir autoridade, confiança e atrair os leads certos para você. 

Marília Gabriela Costa da ICOM Marketing

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Dicas para dar um up no seu perfil
Comece pelo básico: a foto do perfil

A foto do perfil deve ser bem nítida, profissional e transmitir credibilidade. Escolha uma imagem sorridente, com fundo neutro e boa iluminação. Já se o Instagram for o da clínica, o logo precisa estar bem enquadrado, com nitidez.

Biografia certeira

Uma biografia precisa ser objetiva e humana. Em poucas palavras, diga o que você faz, quem é você e como pode ajudar aquele lead. Inclua o WhatsApp no botão na BIO e o link para o seu site/landing page.

Organize os destaques do seu perfil

Os destaques do Instagram funcionam como um minisite dentro da plataforma, pois possibilitam que o lead conheça mais sobre você, sua clínica, procedimentos e estrutura. Crie categorias como: Sobre, Depoimentos, Antes e Depois, Equipe, Procedimentos, Perguntas Frequentes e A clínica. Isso facilita o acesso às informações mais procuradas pelos futuros pacientes.

Conteúdo com intenção

A frequência de postagem é importante, mas qualidade e autenticidade são essenciais. Intercale conteúdos informativos com depoimentos reais, curiosidades sobre o universo odontológico, resultados finais dos procedimentos. Lembre-se que um contato humano e próximo é o que realmente conecta, sem ser imagens prontas, genéricas, frias, sem emoção alguma.

Instagram da clínica e do dentista: você se importa

É essencial que tanto o Instagram da clínica quanto o da equipe do dentista estejam alinhados. O perfil profissional (clínica) traz o lado institucional e confiança, enquanto a pessoal (dentista) gera identificação e carisma. Juntos, construímos uma marca forte e coerente.

Calendário que Conecta

Na ICOM Marketing, desenvolvemos um calendário mensal de postagens com ideias de produções de conteúdos, temas voltados a datas comemorativas e sugestões visuais para ajudar nossos clientes a manter o Instagram, atualizado, alinhado com as campanhas e, principalmente com a linguagem dos leads que desejam atingir. Novamente, nada de imagens genéricas: conteúdo e identidade reais vendem mais.

Visibilidade que Converte

Em um mercado competitivo como o da odontologia, estar presente nas redes com consistência e autenticidade pode ser a diferença entre ser notado ou ignorado. Trate o seu Instagram como ele realmente é: a janela mais acessível da sua clínica e o caminho para aumentar o faturamento!