HEALTH & FIT

Benefícios da atividade física para uma vida mais saudável

Personal do Ricardo Novack orienta sobre como iniciar a prática de exercícios e esclarece várias dúvidas que surgem para os iniciantes

Por: MAjô, Lobinho, Marton

FOTOs: Rafael MArton

Exercício físico é uma ótima prática que vai muito mais além de conquistar o corpo sarado, melhora as condições fisiológicas, além de contribuir para a saúde mental e autoestima para ganhar mais confiança. Essas condições são fundamentais para enfrentar os desafios nas áreas profissional e pessoal, além de garantir qualidade de vida, com a liberação de hormônios que geram a sensação de bem-estar. Também é importante para a concentração. Mas começar a se mexer realmente é um grande desafio para quem está parado há muito tempo, sempre vem aquela desculpa, a preguiça toma conta e a pessoa acaba adiando.

Para ajudar nesse começo tão difícil e desmistificar algumas crenças sobre prática de exercícios físicos, Bruno Feitosa, treinador, professor de educação física e responsável pelos programas semanais de treino para os membros Infinity, do Grupo ICOM, destaca que não tem segredo nenhum, basta iniciar e manter a constância da atividade física, monitorada por um profissional para obter resultados. Ele desenvolveu o Infitness, em 2020, quando conheceu Ricardo Novack, que é adepto da atividade física e fala da importância de se exercitar em suas palestras, cursos, treinamentos e mentorias, sempre destacando os benefícios da prática de exercícios para garantir uma vida saudável e produtiva e como reflete positivamente em todas as áreas da vida das pessoas. Inclusive, não só para Novack, que é o maior mastermind e referência em marketing para odontologia no Brasil, mas para Ale Dias, Fábio Neto e Fe Pereira, que também são do time da ICOM, consagrados e renomados no mercado, além de outros mentores e mentoras do Grupo ICOM, a prática de exercícios faz parte de um dos pilares para mudança de chave e da transformação da carreira de dentista para empresário de clínica odontológica.

Seguindo essa linha de pensamento, Bruno lembra que é importante cuidar do CPF, antes do CNPJ. “Para que o seu CNPJ seja forte você precisa de saúde. O Infitness, que disponibilizamos séries semanais de exercícios que podem ser feitas por qualquer pessoa e em qualquer lugar não depende de academia e equipamentos. Toda a semana tem uma série nova no grupo de WhatsApp de membros Infinity. A experiência é muito boa, segundo o especialista, as pessoas que estavam paradas e começaram a treinar disseram que tudo melhora, ficam mais dispostas e animadas para trabalhar e sentem que a parte funcional também é beneficiada. Bruno, conta que a série semanal de treino do Infitness não exige equipamentos e pode ser feita como a pessoa desejar. Ele usa um pouco do conceito calistenia que tem como base uso da força corporal para fazer os exercícios. “Algumas pessoas treinam com personal e usam o programa, o importante é fazer alguma coisa sempre”.

Bruno, que tem estúdio para treinos da parte funcional e crossfit, também monta programas de treinamento inteligentes e personalizados para melhorar força e resistência e beneficiaR a parte fisiológica, além de consultoria para corridas de rua. O atendimento individual é trabalhado para que o aluno obtenha o resultado esperado e tem acompanhamento semanal para avaliação da evolução. Esse trabalho fitness é oferecido por meio de aplicativo, o que facilita muito, pois a pessoa pode fazer de forma remota, mas sempre conta com o apoio do treinador. Toda a programação do treino é realizada após uma conversa para que o profissional saiba sobre a vida da pessoa, costumes, hábitos e questões relacionadas à saúde.

A parte de alimentação também merece cuidado nos treinos. Bruno trabalha com a parceria da nutricionista Nádia Cristina Pereira (ver dicas na pág. 42).

Na entrevista para a revista Vértice, o treinador também desmistifica questões que geram dúvidas, como:

Existe algum tipo de preparação para começar a treinar?

Bruno: Não há necessidade, basta começar atividade física para que o corpo comece a se adaptar. Não é necessária nenhuma preparação. A própria metodologia vai dar condicionamento ao longo do treino.

Existe algum método ideal que dá mais resultado?

Bruno: Todos podem funcionar, para cada objetivo tem uma forma diferente de trabalhar, não há um melhor do que o outro.

Qual é o melhor horário para se exercitar?

Bruno: O corpo está mais aquecido a partir de três e quatro horas da tarde. Esse é o período ideal, mas se a pessoa se adapta de manhã ou à noite, não tem problema. À noite, ela pode ter dificuldade para dormir. Mas a pessoa deve fazer no horário que encaixa na sua rotina e ter disciplina, como se fosse compromisso de trabalho. O importante é manter constância.

Sobre intervalos entre um exercício e outro tem alguma regra?

Bruno: Não há um tempo certo, pois cada pessoa tem um tempo diferente para a recuperação da atividade física.

O que você acha do uso da Inteligência Artificial como auxílio?

Bruno: Se a Inteligência Artificial estiver treinada com informações da ciência, pode dar suporte melhor que profissional não preparado, mas não tem a parte humana, sentimento e conversa.

Qual é a dica sobre a suplementação?

Bruno: É bom buscar orientação de profissional da área. O básico, como a creatina e whey protein, funciona bem para ter resultado e qualidade de vida. É importante consultar uma nutricionista para atendimento personalizado.

Uso de vitaminas é importante?

Bruno: Polivitamínico é um mito, quem disse que você precisa de todas. É importante saber o que o corpo necessita realmente e procurar orientação médica.

O exercício ajuda a diminuir o estresse?

Bruno: O estresse atrapalha e piora o rendimento, você dorme mal e não consegue se desenvolver para o próprio treino, gera desatenção na tarefa, vai errar série e pode se machucar. Por outro lado, cuidar da saúde física vai ajudar na parte emocional. Combinar terapia e exercício físico ajuda na busca pela qualidade de vida.

Dicas para quem quer começar a treinar.

Bruno: Buscar algo que gosta é mais fácil de encarar melhor e não desistir. Definir o horário que conseguir, mas se organizar com disciplina, como se fosse o seu trabalho. A meta é fazer as pessoas terem mais saúde e se movimentarem. Ninguém vai fazer por você, depende de você. Montar a sua rotina e ver as coisas acontecerem. Ter autocuidado, se amar e manter base familiar e trabalho.  

Bruno Feitosa no seu Centro de Treinamentos ZN, em São Paulo

Entre em contato: