Adriana Chaia
Os encantos e lugares charmosos da Toscana
Adriana Chaia é formada em Economia pela UERJ, pós-graduada em Marketing pela ESPM e tem MBA pela Fundação Dom Cabral. Após mais de 30 anos no mercado corporativo, começou a escrever seu blog dedicado à sua maior paixão, viajar e contar histórias sobre este mundão. Ela é carioca, mas escolheu São Paulo para viver. Em 2024, recebeu o prêmio SP+Digital que reconheceu os melhores influenciadores da cidade de São Paulo, e foi eleita Top10 pelo Ibest, na categoria Viagem e Turismo. O seu canal no Instagram conta com mais de 740 mil seguidores. Também tem o portal.
Por: Adriana Chaia
FotoS: Arquivo pessoal, Jarno Cobbaert, Bjorn Agerbeek (Unsplash)
O destino é daqueles lugares que estão na categoria sonho. Não é à toa que a Toscana é uma das viagens mais desejadas da Itália. Mas afinal o que há de tão único e especial nesta região? A resposta, na minha opinião pessoal, é uma combinação da natureza suave, vinhos extraordinários, gastronomia típica, vilarejos medievais, patrimônio cultural que atravessou séculos, arquitetura pitoresca, e uma arte tão singular, o coração do renascimento. Então, como não se encantar por todo este cenário mágico da Toscana? Em 2024, eu tive a oportunidade de passar alguns dias por lá, e construir um roteiro pela região é um grande desafio já que são dezenas de opções incríveis de pequenas cidades, vilas para viver a Toscana. Se esta região está no topo da sua lista de desejos de viagens compartilho meu roteiro, minhas escolhas, e espero que, de alguma possam te inspirar a conhecer e se apaixonar pela Toscana. ▲
Confira alguns cliques e closes na Toscana

Siena
Foi uma das minhas bases de hospedagem, e, sem dúvida, é o lugar que tem meu coração. Esta cidade medieval respira história e o melhor programa é se perder pelas ruas estreitas e do nada se deparar com a famosa piazza del campo que tem um formato de concha, ou um pouco mais à frente entrar na catedral que é uma obra-prima da arquitetura construída na Idade Média. Os magníficos pisos de mármore são impressionantes, e lá dentro a pequena biblioteca Piccolomini tem uma beleza inigualável. E Siena tem uma localização privilegiada para fazer viagens curtinhas ou passar o dia em cidades como Pienza, Arezzo, Montalcino, Montepulciano e San Gimignano.

Florença
É uma das mais belas cidades do mundo, o berço do renascimento italiano, um movimento que marcou a transição da Idade Média para Moderna. E é absolutamente único poder testemunhar tudo isso caminhando pelas ruas de Florença. E nem a multidão de visitantes que se espalham por museus, igrejas, e palácios tiram a magia da cidade. Uma dica é dedicar pelo menos uns 3 dias de viagem já que a cidade oferece inúmeras atrações. A cereja do bolo, desta vez, foi conhecer a farmácia Santa Maria Novella que dizem que é a mais antiga da Europa em funcionamento. É de lá o perfume criado como um presente real para que Catarina di Medici usasse no dia do seu casamento com o Rei da França em 1533. Daqueles lugares para guardar para sempre na memória.

San Gimignano
É conhecida como a Manhattan Medieval. E sua fama é em função das belas e imponentes torres medievais. Já foram mais de 70, hoje sobraram em torno de 14. Elas simbolizavam poder, riqueza, e prestígio das famílias. Na Idade Média, havia uma disputa sobre quem construía as mais altas. Na época, a cidade prosperou produzindo açafrão, vinho, lã, mas também emprestando dinheiro através de seus bancos. Hoje, são em torno de 7.000 moradores, mas durante o dia o movimento de visitantes é frenético. A cidade é charmosa, repleta de lojinhas elegantes e arquitetura incrível.

Pienza
Foi projetada pelo Papa Pio II para ser a cidade ideal da Renascença e hoje é patrimônio da humanidade pela UNESCO. A cidade é muito pitoresca, parece que estamos dentro de um cenário cinematográfico. A principal atração é o Palácio Piccolomini e a visita guiada é imperdível. E com o ingresso ainda é possível visitar a cripta e o labirinto. O melhor é andar sem rumo, sem pressa e descobrir os terraços panorâmicos debruçados para o belíssimo Vale de Orcia.

Montalcino
Era destino certo desde o início sobre o roteiro pela Toscana era a cidade que produz um vinho reconhecido mundialmente por suas uvas Sangiovese. O Brunello di Montalcino é feito 100% com esse tipo uva da região, sem nenhuma mistura. O vinho tem denominação de origem controlada e garantida. O vilarejo é tranquilo, as ruas são estreitas, floridas, e, em algumas horas, o visitante percorre os principais pontos de interesse. E não tem como ir embora sem pelo menos um vinho comprado. No nosso caso, levamos três.

Montepulciano
Possui uma posição estratégica localizada no topo de uma colina. A cidade é uma joia com ruas sinuosas, estreitas, e arquitetura renascentista. Explorar o centro histórico é como viajar no tempo. E depois de andar muito, a parada para o almoço foi em um lugar especial. O elegante Café/Restaurante Poliziano faz parte de lugares históricos na Itália. Inaugurado em 1868, tem estilo Art Nouveau, a comida é ótima, e a decoração dos salões esplêndida.

Toscana
Realmente, arranca um suspiro em cada esquina, em cada cidade medieval, em cada vinícola. São dezenas de opções de roteiros. É bem difícil priorizar. Por outro, este é o melhor motivo para voltar e fazer uma próxima viagem! ▲

Pôr do sol na Toscana, nos sinuosos caminhos adornados pelos típicos ciprestes da região
Leia mais colunas de Turismo:
Entre em contato com a Adriana Chaia:
Blog Viajando com história
Instagram Adriana Chaia
Rebecca Mitsuuchi, advogada.
Entre em contato com a Adriana Chaia: