O poder da aromatização nas clínicas odontológicas
O aromatizador de ambientes perfuma os espaços, proporcionam uma sensação agradável de aconchego, bem-estar, ativa a memória olfativa e traz sensação de conforto ao paciente
Por: MAJÔ GOnçalves | VANESSA FoNSECA
FOTOS: AI Generated
A clínica odontológica tem várias formas de oferecer um espaço agradável, uma delas e que é muito marcante e envolvente é o aroma de ambientes, que, inclusive, gera uma certa identidade que faz o paciente se sentir bem e criar uma conexão com o local. Estudos mostram que 75% das emoções humanas são influenciadas pelo olfato, e que a memorização de um ambiente pode aumentar em até 65% quando há um aroma característico, segundo Gustavo Paiva, proprietário da La Belle Scens, primeira boutique do Brasil especializada em marketing olfativo e aromatização de ambientes, que é parceira do Grupo ICOM. O marketing olfativo foi criado nos Estados Unidos na década de 1970 e veio para o Brasil em meados dos anos 1990, mas só ganhou força nos anos 2000. Os primeiros a utilizar essa experiência foram lojas de roupa para valorizar os produtos e aumentar as vendas. Na Odontologia, o marketing olfativo cria sua identidade e uma conexão emocional com o paciente ao despertar emoções positivas. Estudos afirmam que as pessoas lembram mais o que cheiram do que ouvem ou veem. A aromatização cria uma atmosfera sofisticada, aumenta a percepção do paciente da qualidade do tratamento odontológico, diminui a ansiedade e todos ficam com vontade de permanecer por mais tempo no ambiente, estimulando o paciente a fazer novos tratamentos. Para falar do assunto e explicar como o aroma pode ser usado nas clínicas odontológicas, conversamos com os irmãos Cibele e Gustavo Paiva, sócios-proprietários da La Belle Scens.
Gustavo Paiva: A experiência do paciente em uma clínica odontológica vai além do atendimento. O marketing olfativo influencia diretamente a percepção do ambiente, reduzindo o estresse e criando um espaço mais acolhedor.
Cibele Paiva: Os aromas têm a capacidade de transformar a experiência dos pacientes, reduzindo a ansiedade e criando uma atmosfera de bem-estar. Pesquisas indicam que ambientes aromatizados podem diminuir em 30% a percepção de dor e desconforto durante procedimentos odontológicos.
Gustavo Paiva: A distribuição estratégica dos aromas é essencial para impactar o paciente desde a chegada até o momento do atendimento. Na recepção é para criar uma primeira impressão agradável, reduzindo a tensão antes da consulta. Salas de atendimento: auxiliam no relaxamento e bem-estar do paciente durante os procedimentos. Banheiros e corredores: são ótimos para neutralizar odores indesejados e manter um ambiente fresco e agradável.
Cibele Paiva: Os aromas exclusivos são desenvolvidos através de uma consultoria personalizada, levando em conta o perfil da clínica e o público-alvo.
Gustavo Paiva: Enquanto lojas de roupas utilizam fragrâncias dinâmicas e energizantes para estimular compras, clínicas odontológicas precisam de aromas relaxantes e terapêuticos, que reduzem a ansiedade e melhoram a experiência do paciente.
Cibele Paiva: Estudos mostram que 75% das emoções humanas são influenciadas pelo olfato, e que a memorização de um ambiente pode aumentar em até 65% quando há um aroma característico.
Gustavo Paiva: Cada tipo de fragrância tem seu propósito e benefício.
• Fragrâncias de prateleira: são opções de alta qualidade, cuidadosamente desenvolvidas para proporcionar um ambiente agradável e sofisticado. São ideais para quem deseja praticidade, com aromas prontos para aplicação imediata.
• Fragrâncias personalizadas: criadas sob medida para clínicas que desejam uma experiência exclusiva com um aroma personalizado alinhado à identidade da marca. Essas fragrâncias reforçam a experiência olfativa única do ambiente. Para fazer aromatização profissional, existem máquinas de nanonebulização, máquinas com aerossóis, difusores de vareta e home sprays, garantindo um ambiente agradável e profissional para manter um nível constante de aromatização. Muito além dos difusores aromáticos de vareta, as máquinas de nanonebulização garantem uma aromatização eficiente em espaços médios e amplos, enquanto difusores de vareta e home sprays são voltados para pequenos ambientes. ▲
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