KEEP CALM & RELAX
Efeitos da música para relaxar
em consultórios odontológicos
ICOM TV conta com serviço de playlist personalizado para o paciente e repertório temático para ocasiões especiais, como Carnaval, festa junina e Natal
Por: MAJÔ GOnçalves
FOTO: IA Generated
A eA música inspira as pessoas, traz lembranças, marca épocas e transcende todas as barreiras e o tempo. Também tem efeito terapêutico e pode ajudar no relaxamento do paciente durante um tratamento odontológico, condições comprovadas cientificamente. Segundo Gregory Maximo, o “Greg”, Supervisor de Suporte da ICOM TV, estudos de relevância acadêmica mostram que a música é uma ferramenta terapêutica eficaz na redução da ansiedade, conforme publicação sobre tema na revista Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, destacando que, ao se distrair, o paciente e é induzido a um estado de relaxamento, ajudando a diminuir o estresse causado pela ansiedade pré-consulta.
Essa sensação de bem-estar também é comprovada pelas experiências de clientes da ICOM TV. “Recebemos diversos feedbacks sobre como a música proporciona um clima de tranquilidade não só para os pacientes, mas também para toda equipe da clínica. É por este motivo que temos uma visão muito cuidadosa sobre a aplicação e equilíbrio das playlists musicais no ambiente da clínica”, revela.
Segundo Gregory, a escolha das músicas requer uma atenção redobrada, pois a ICOM TV, além de ser uma poderosa ferramenta de marketing interno, complementa também o ambiente estético da clínica. “Por este motivo, as playlists passam por uma rigorosa curadoria. Neste processo, é realizado um filtro nas letras e a separação por estilo musical. Temos uma equipe destacada que cuida com carinho de cada faixa que entra na programação.” Ele explica que o foco é a personalização. “Queremos que a experiência dos pacientes seja completa. Equilibramos os estilos com músicas menos agitadas na maioria dos casos. Assim, a transição entre os estilos ocorre com mais fluidez. É muito importante que as clínicas possam escolher a trilha sonora que faça mais sentido para o seu público”, revela.
As playlists personalizadas permitem que os clientes participem, oferecendo sugestões de artistas ou de músicas específicas que gostariam de ouvir. Isso enriquece muito nosso banco de dados, que é atualizado quinzenalmente, e ajuda a equipe da ICOM TV conhecer um pouco mais sobre a clínica e seus pacientes.
“Queremos que os nossos clientes se deparem sempre com a sensação de novidade na programação da ICOM TV. A variedade é tanta que há playlists temáticas de períodos sazonais, como Carnaval, festa junina e Natal, períodos que muitas clínicas ficam enfeitadas para receber os pacientes. “Então, é nosso papel oferecer o máximo de imersão através da programação”, acrescenta.
Sons que acalmam
As possibilidades são tantas que foi criada uma playlist com sons da natureza como chuva, sons de floresta, de água e afins. A ideia, de acordo com Gregory, não foi especificamente pensando no medo dos pacientes, surgiu a partir dos clientes da ICOM TV que atuam no ramo estético. Enxergamos ali a oportunidade de poder expandir estes conteúdos para todos os segmentos, com a finalidade de causar relaxamento nos pacientes entre os procedimentos.
Música para todos os gostos
Hoje, a ICOM TV está em todos os cantos do Brasil, por esta razão, procura privilegiar ao máximo a cultura de cada região, por isso, há playlists de vários gêneros musicais: do pop internacional – a mais pedida, sertanejo, gospel, até ritmos mais de ambientes como o lounge. Os clientes ficam à vontade para selecionar as opções que vão compor o ambiente da sala de espera.
Novidade com streaming
Recentemente, a ICOM Prime TV, com a sua toda expertise para proporcionar uma nova experiência dentro do consultório, com TV posicionada no teto, o paciente tem literalmente o controle na palma da mão para navegar entre clipes musicais, minidocumentários, imagens e sons relaxantes com os mais variados temas. “Essa junção entre o visual e o auditivo pode tirar o foco do procedimento e entreter o paciente de forma benéfica, e também faz bem para o ambiente da clínica”, conta Gregory. ▲