PONTAPÉ INICIAL

O meu primeiro consultório a gente nunca esquece
Mentores Infinity e Select, Fabrício Felix e Dani Palhares, criam um curso inédito para profissionais que estão começando na carreira de dentista se tornarem empreendedores com o próprio negócio
Por: MAJÔ GONçALVES | túlio machado
FOTOS: RAFAEL MARTON
O curso de Odontologia e as especializações preparam os estudantes com todo o conhecimento técnico para realizar atividade de cirurgião-dentista, ao montar seu consultório se tornam empreendedores sem conhecimento de administração de negócios, marketing e junto com o negócio começam as dificuldades.
Muitos dentistas começam o consultório escolhendo o ponto de acordo com preço do aluguel, sem pensar no público-alvo ou facilidade de acesso para os pacientes, sem funcionários ou com uma secretária que organiza a agenda sem planejamento algum, tem a dificuldade de precificar o serviço, sem sistema, começa atender planos de saúde sabendo que pagam mal com a finalidade de movimentar o consultório, infelizmente, a maioria vira estatística, 80% das clínicas fecham antes de completar três anos. “Quando montei o meu primeiro consultório, lá em 2009, era só eu, uma cadeira e uma secretária, sem sistema, sem planejamento e a única razão pela qual eu não quebrei foi sorte. Mas, se eu tentasse abrir um consultório daquele jeito hoje, eu tenho certeza que daria errado”, diz Fabrício Felix, mentor do Grupo ICOM.
Em sua visão, o dentista acredita que o conhecimento técnico é seu diferencial e somente ele próprio dono do consultório conseguirá atender o paciente com excelência, valoriza apenas a prestação de serviço de qualidade, fator muito importante, porém isso não é o único fator para manutenção da empresa. “Não adianta se enganar achando que o problema é a concorrência, o problema é que você não aprendeu o caminho certo para fazer sua clínica crescer”, comenta Dani Palhares, mentor do Grupo ICOM.
Pensando nos dentistas que trabalham em clínicas de terceiros ou estão começando o consultório e estão sobrecarregados trabalhando o dia inteiro e não têm tempo para cuidar da família, sem dinheiro no fim do mês, mesmo atendendo muitos pacientes e que acreditam que falta experiência ou dinheiro para abrir sua clínica, Dani Palhares e Fabrício Felix, criaram o curso Meu Primeiro Consultório.
Dani Palhares, especialista em Prótese Dentária (AORP), Mestre em Implantodontia, e desde 2020, faz parte do time de mentores Infinity e Select, sócio de duas clínicas odontológicas de destaque em Ribeirão Preto.
Fabrício Felix, especialista em Ortodontia e Endodontia, proprietário de quatro clínicas odontológicas, também é mentor desde 2020 e anfitrião do Podcast Infinity que aborda temas sobre gestão e marketing para clínicas de alta performance.
O Meu Primeiro Consultório é um curso para o profissional montar um negócio sólido, lucrativo com possibilidade de crescimento.
Exemplos de sucesso
O Dr. Ricardo, recém-formado de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, entrou na mentoria de Fabrício Felix, quando estava atendendo em uma clínica como terceiro e queria abrir seu primeiro consultório, mas seu maior receio era saber como atrair pacientes em uma cidade pequena.
Ele aplicou os ensinamentos do curso, escolhendo o ponto estratégico, analisando fluxo de pessoas e demanda da região, elaborou um plano de marketing, focado em indicações e tráfego pago, pois precisava de pacientes desde o início. No primeiro mês, a agenda já estava cheia e conseguiu faturar R$ 42.000,00, em três meses, dobrou o faturamento e, em menos de um ano, já contratou um dentista para atender no seu consultório.
Todo esse resultado com planejamento, qualidade de vida, vendo o consultório como uma empresa próspera. Outro exemplo, é a Dra Mariana que começou a receber a mentoria de Dani Palhares quando estava trabalhando como terceira, queria abrir um consultório próprio, porém tinha receio da concorrência em uma cidade grande. Até que ela foi seguindo o passo a passo da mentoria. Escolheu um modelo de consultório para permitir um crescimento rápido, começando com duas cadeiras e espaço para expansão. Estruturou uma marca forte para ser referência na região.
O resultado com menos de seis meses foi surpreendente já faturando R$ 120.000,00 por mês, com equipe treinada e um marketing bem-feito, assim ela conseguiu contratar mais dentistas e transformar seu consultório em uma clínica.
20 novas clínicas são abertas diariamente no Brasil
Todos os dias são abertas 20 novas clínicas odontológicas no Brasil, segundo CFO – Conselho Federal de Odontologia, o curso Meu Primeiro Consultório é uma oportunidade que o dentista tem para entender que é mais que um prestador de serviço qualificado com conhecimento técnico indiscutível ao montar o seu consultório e se torna um empreendedor, com conhecimento em administração, marketing, enfim, pensar fora da caixa para o crescimento contínuo da sua empresa. ▲