Cultura Organizacional na prática
Como a ICOM Marketing engaja e motiva seu time de 100 pessoas para entregar resultados positivos no dia a dia
Por: andré barbosa | Head de clientes e cultura
Fotos: ARQUIVO
Acima, André Barbosa, gestor de cliente, e estrategista de cultura organizacional da ICOM Marketing
Há quase seis anos, iniciei minhas atividades na ICOM Marketing, empresa do Grupo ICOM especializada em marketing e tecnologia para clínicas. Na época, a empresa contava com apenas 12 funcionários.
Há cinco anos na cadeira de liderança da empresa e, hoje, como sócio, sou responsável pela gestão dos clientes de marketing (atendimento, CSX e tráfego pago) e pela estratégia de cultura organizacional de todos os colaboradores. Afinal, cultura e estratégia devem caminhar juntas, alinhadas aos objetivos e valores da organização.
Nesses últimos anos, tivemos um crescimento de mais de 700% no número de colaboradores, e pude acompanhar de perto esse processo. Garanto que isso foi essencial para que eu, os sócios e a liderança da empresa acelerássemos o entendimento sobre gestão de pessoas. Com o aumento vertiginoso do número de clientes, o crescimento da equipe foi uma consequência natural, tornando fundamental a busca por ferramentas, cursos e imersões para aprimorar nosso conhecimento e prática na gestão de pessoas. Isso não é uma tarefa simples, mas é totalmente possível quando se alinham as estratégias corretas e há uma dedicação de fato para isso.
Como ponto de partida, entendemos que seria primordial definir o que era a nossa cultura organizacional.
Começamos com a definição dos nossos valores que estão diretamente ligados ao que os sócios pensam e como agem. Tivemos uma discussão intensa sobre isso e definimos que nossos valores seriam: responsabilidade e comprometimento, ser o melhor, senso de dono, entusiasmo, lealdade e encantamento. A partir desses valores, tivemos um norte sobre a forma de condução e como agir com o time. Os valores serviram como uma ferramenta para orientar o time na condução de suas ações e prioridades, além de guiar a liderança nos feedbacks e planos de desenvolvimento dos colaboradores. Como diferencial, criamos um processo e um documento de onboarding, no qual, desde a entrada na empresa, o colaborador já aprendia sobre nossos valores. O melhor: com exemplos claros do que significava segui-los e o que era não estar aderente a eles.
Ter responsabilidade com o dinheiro do cliente, garantindo que a verba das campanhas de marketing esteja correta e distribuída da melhor forma possível.
Não sinalizar problemas encontrados ou percebidos em algum processo, equipe ou etapa do trabalho para o seu coordenador ou gerente.
Isso torna muito mais claro o significado de cada valor, evitando qualquer distorção ou erro de interpretação. A exemplificação clara dos nossos valores possibilitou que, a cada feedback aplicado ao time, pudéssemos evidenciar claramente se o valor foi cumprido ou descumprido.
Outra prática implementada foi a de guardião da cultura. Elegemos colaboradores que não são líderes, mas que são exemplos de entrega, técnica e comportamento, como representantes da nossa cultura. Esses colaboradores apoiam a empresa em eventos que realizamos para o time e, no dia a dia operacional, evidenciam com palavras e atitudes nossos valores, servindo de exemplo para os colegas. O guardião pode perder o posto, dependendo da sua entrega, comportamento, além de ter seu “mandato” prorrogado anualmente.
Rituais são muito importantes para a propagação dos valores da companhia, pois permitem que o time pratique, em conjunto, aquilo que a empresa acredita. Agora em 2025, meu sócio da ICOM, conhecido por vocês, Fábio Avelar, fez um curso presencial na Disney e trouxe de lá a metodologia das Chaves de Excelência, que são princípios que orientam a cultura de atendimento e a experiência dos clientes nos parques e negócios da Disney. A Disney possui as chaves Segurança, Cortesia, Show e Eficiência, e as chaves que discutimos com o time e adotamos aqui serão Performance, Cuidado, Surpreender e Eficiência. Mantivemos a última igual a Disney, pois vimos que fazia muito sentido para nós.
A partir dessa nova prática, adotamos um ritual no qual, diariamente, por quinze minutos, os times se reunem para discutir como as quatro chaves estão sendo aplicadas com os clientes e equipe. Exemplo: ao perceber que o custo do lead está aumentando em uma conta de anúncios e nosso gestor de tráfego se empenha em otimizar essa conta para reduzir esse custo. Ele trabalhará as quatro chaves: garantindo a boa performance dos anúncios, cuidando da conta de anúncio e do dinheiro do cliente, surpreendendo-o ao manter um valor de lead positivo e sendo eficiente ao se comprometer ativamente com a qualidade da nossa entrega.
Já falei acima que, no onboarding de novos funcionários, deixamos claros os exemplos de nossos valores, mas, antes mesmo da pessoa chegar à empresa, o processo seletivo é pautado nesses valores. Dedicamos a maior parte da entrevista a conhecer a pessoa e entender se seus valores são compatíveis com os nossos. Arrisco dizer que 30% das nossas entrevistas são focadas na técnica e 70% no comportamento. E isso impacta diretamente na tomada de decisão quando necessitamos encerrar um vínculo, pois, quando ocorre, em sua maioria, é por questões comportamentais.
Ações para aumentar a conexão e momentos descontraídos são realizadas com objetivo de fomentar nossa cultura e engajar o nosso time. Como por exemplo, nosso ICOMTRO, um evento de cultura realizado duas vezes por ano. Além de palestras com convidados externos, reforço dos valores, apresentação de atualizações e metas da empresa, também promovemos momentos de pura descontração. No último evento, criamos uma competição no estilo Passa ou Repassa, que gerou muito engajamento e foi amplamente comentada nas semanas seguintes. Outros momentos ‘’leves’’ são praticados como a celebração dos aniversariantes do mês, momento de muita celebração e conexão. Sendo mais pontual, vou nomear a seguir ações que acredito serem importantes para estruturar o processo de cultura dentro da sua clínica. ▲
No alto, Sentados, André Barbosa, Fábio Avelar (sócio da ICOM Marketing), Roberto Bueno (Diretor Grupo ICOM) e sua grande equipe. Acima, André Barbosa, gestor de cliente, e estrategista de cultura organizacional da ICOM Marketing
No alto, Sentados, André Barbosa, Fábio Avelar (sócio da ICOM Marketing), Roberto Bueno (Diretor Grupo ICOM) e sua grande equipe. Acima, André Barbosa, gestor de cliente, e estrategista de cultura organizacional da ICOM Marketing
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