PERSONAL BRANDING

Imagem pessoal nas redes sociais
Por: MAJÔ GONçALVES
FOTOS: RAFAEL MARTON
Fotos e vídeos são o primeiro contato que as pessoas têm hoje com os profissionais pelas redes sociais e a impressão criada pela imagem é um fator preponderante na hora da escolha. Por esse motivo, é necessário ter todo o cuidado com a imagem que deseja ser passada. Segundo Rafael Marton, fotógrafo do Grupo ICOM, no caso de dentistas, por exemplo, a exposição nas redes sociais para divulgar os seus serviços e tratamentos que realizam, a imagem que querem passar precisa ser considerada ao gravar um vídeo ou em uma foto. “Muita coisa mudou, não existe mais a necessidade de o profissional postar foto no consultório ou com algum equipamento que usa no tratamento, mas ele precisa se preocupar com o ambiente para que o local não chame mais atenção que a sua imagem”, explica.
Ele recomenda fundos neutros com poucas informações, assim como destaca a importância das cores. “Fundos claros geram proximidade, enquanto os tons escuros dão autoridade sobre aquele assunto que a pessoa está comunicando na foto”, diz Rafael. Ainda sobre cores, ele comenta que cada pessoa combina com determinados tons de cores, levando em conta desde tom de pele, cabelo até o comportamento. Cores opacas, por exemplo, funcionam para realçar os traços. “Não adianta colocar tons vibrantes em pessoas que são mais retraídas, as características da personalidade devem ser consideradas para não ficar algo forçado e que a pessoa se sinta desconfortável ou não represente o que ela é”, considera.
Rafael revela que, hoje em dia, com as redes sociais, a foto é a primeira impressão que fica e que, por isso, até no perfil do WhatsApp, o profissional deve ter todo o cuidado. “Investir em fotos profissionais é um cuidado importante com a autoimagem, que dá retorno, pois, hoje, é pelas redes sociais que os novos clientes são captados.”
O uso de filtros, na sua opinião, deve ser moderado para não ficar algo artificial demais. Além disso, as câmeras de celulares e de máquinas fotográficas evoluem o tempo todo e já trazem propostas bem interessantes com boa qualidade.
Os cuidados básicos ao tirar fotos, começam com a lente do celular que precisa estar limpa e escolher um fundo neutro e organizado. Mas, o mais importante de tudo é respeitar a sua essência para que fique bem natural. ▲



Acima, fotos do Dr. João Pedro Lysiak e da Dra. Tatianny Miranda, produzidas por Rafael Marton (acima)